ROUBARAM A MINHA CUECA E A MINHA FANTASIA!




VALDIR RANGEL



Carnaval, era a marcha da cueca, era mais de mil palhaços no salão, era corta a cabeleira do Zezé, carnaval era alegria!

Carnaval, repetindo, já foi alegria, foi confetes, foi serpentinas, foi o mela-mela de maizena, de talco, o banho de lanças perfumes, fantasias de palhaços, de pierrô e colombinas. Resumindo mesmo, carnaval já foi uma fantasia.

Hoje o carnaval fantasiado pelos interesses alheios, que visam buscar até no momento da diversão popular, obter o lucro fácil,   tornou-se um porre, e virou uma fantasia sem beleza, desprovida de alma humana, da entrega total daqueles amadores e sonhadores, que faziam um carnaval popular.

O carnaval hoje é puro (profissionalismo), virou profissão para muitos, comércio para outros, e um pesadelo de tristeza para o folião, e por falar em folião, cadê os foliões, que hoje eu não vejo mais, aqueles personagens engraçados,  das passarelas improvisadas, do carnaval de Jaguaribe e da lagoa, dos nossos antigos carnavais.

O carnaval de rua sumiu de João Pessoa, tentou copiar as belezas de outros carnavais, por ai existentes, e se esqueceu que o seu povo, já sabia fazer um belo carnaval.

Agora, não roubaram só a minha cueca, roubaram a minha fantasia completa.
E o meu pobre carnaval, não tem hoje, mais nenhuma fantasia!


Comentários

Postagens mais visitadas