O RELÓGIO

     

             
        
                O cidadão chegou lá em casa, por volta das l4:00 hs do domingo, dia em que as pessoas guardam para descansar um pouco do corre-corre rotineiro da semana, meu pai consertava relógios a nossa casa era muito pequena, modelo de chalé uma porta com uma portinhola na frente e uma janela com duas bandas, com um vidro pequeno de cada lado, em dado momento, escutamos uma voz chamando, ô de casa, ô de casa, e uma mão , tentando abrir a janela, deitados no chão da sala estávamos eu e minha mãe, naquele ano de 1966, a onda de violência era muito pequena ou quase nenhuma mesmo, minha mãe mandou que eu abrisse a janela e visse quem era o cristão que estava ali, num salto só, cheguei até a janela e abri-a, era um senhor de cabelos curtos ondulados, moreno com um aspecto meio estranho, ele falava muito apressado como se temesse que as suas palavras se acabassem e não conseguisse dizer o que queria, a nossa conversa foi mais ou menos assim, diga meu senhor, ele rapidamente respondeu perguntando, cadê o relojoeiro menino, está dormindo, eu lhe respondi, ele prontamente deu uma ordem, acorde ele que eu tenho um relógio para ele consertar, corri para a minha mãe e disse: mãe o homem quer consertar um relógio, e mãe falou baixinho, mais a essa hora do domingo, mesmo assim ela me  disse, vá acordar o seu pai, pois estamos mesmo precisando de dinheiro, corri para o quarto e puxei o lençol que cobria o meu pai, pai acorde, tem um homem ai fora querendo consertar um relógio, enquanto o meu pai chegava minha mãe ficou conversando com o homem na sala, meio sonolento, pai acordou-se, e foi até a sala, cumprimentou o homem, examinou o relógio por alguns minutos e disse o eixo está quebrado, deixe o relógio e venha buscá-lo amanhã à tarde, depois disso, meu pai indagou ao homem, qual o seu nome e ele disse: Zé João, o meu pai também perguntou o senhor mora aqui por perto, e ele disse moro, meu pai insistiu aonde, o homem disse aqui perto moço é naquela rua subindo descendo lá na frente, ao ouvir esse endereço muito estranho e anormal, meu pai não quis mais continuar com a conversa, e despachou aquele homem, no outro dia, na hora combinada o cidadão veio pegar o relógio pagou e foi embora.
        Um mês depois, fomos ao manicômio judicial, à conhecida colônia, onde são internadas as pessoas deficientes do juízo, a finalidade da visita que minha tia, minha mãe, eu e alguns primos fazíamos era levar alguns doces e roupas para um primo nosso que infelizmente estava ali internado, em dado momento, ao passarmos em um grande corredor avistamos um pátio e lá adivinha quem estava? Exatamente ele, o tal senhor do relógio, seu Zé João, minha mãe mesmo diante daquela surpresa, prontamente falou com ele, como vai seu Zé, e ele calado estava caldo ficou, um outro paciente que estava do seu lado disse: Zé, a moça falou com você e ele respondeu, eu não  conheço ela!
       Algum tempo depois verificando a rua do manicômio, me convenci que o endereço dado pelo seu Zé João estava correto, realmente a rua subia e descia, pois a colônia ficava na rua da ladeira.
  

Valdir(PoesianoPrato)
                   
31-01-2001

Comentários

Postagens mais visitadas