UM TURISTA NORDESTINO!


Valdir Rangel           
 (08-01-2018)

Enquanto, muitos torram as suas polpudas economias, em viagens luxuosas, em países de primeiro mundo, em lugares, de lendas e contos de fadas!  Coisa, que eu não censuro de maneira alguma, apenas ressalto, a título de registro, para ilustrar esse artigo.
Eu, esse mortal nordestino, paraibano com PH, de (Pharaíba), um imortal apenas de sonhos, desejos e boa vontade, parti, numa viagem de inicio de ano, aqui mesmo, no meu querido, amado e idolatrado nordeste!

E saibam que eu, me senti ainda, mais nordestino! Numa viagem de ônibus leito, deitado ou como queira inclinado de corpo e alma, no banco do ônibus. Tendo como pano de fundo o verde escasso de algumas regiões e a imensa seca, que domina sem dó as terras nordestinas.

Passamos por Caruaru, Arco Verde, Custódia, Serra Talhada, Salgueiro e o nosso destino final da linha turística, Ouricuri, na extremidade do Sertão Pernambucano, na divisa entre os estados do Piauí e Ceará, já bem próximo de Juazeiro do Norte!

Lá em Ouricuri, provamos do leite de Vaca, do doce de leite caseiro, do queijo de coalho, do cuscuz com carne de sol, e do SOL!
Seus habitantes são pessoas distintas, e acolhedoras, situada a 620,6 km da capital Recife, Ouricuri, possui uma malha rodoviária privilegiada, sendo cortado pelas rodovias BR-316 e BR-122, ocupando posição central e de destaque na Região de Desenvolvimento do Araripe.

Situa-se no Polo Gesseiro do Araripe. Nesta região, formou-se uma indústria extrativa deste mineral, responsável por 95% da extração de gesso no país. Na agricultura, os principais produtos são o umbu, o tomate e o angico. A agricultura de subsistência produz mandioca, feijão, milho e cebola.
É uma cidade, que está se modernizando, ao tempo, ou seja, está se estruturando, é grande a quantidade de loteamentos e imóveis em fase de vendas e construção!
Que coisa linda! Maravilhosa, o nordeste essa região da humildade e da simplicidade sofisticada, no comércio, das suas pequenas cidades, nos seus organizados terminais de passageiros! No grito dos ambulantes, na luta pela sobrevivência, vendendo a laranja cravo, a tapioca multi sabores, a água de coco verde, a coxinha, o pastel, o café, etc., no transporte dos passageiros nas motos táxis, eu percebi então, o quanto o nordestino é um povo bravo, forte e feliz mesmo.
Eu confesso que me senti o máximo, plenamente identificado com a minha região, além do calor humano, e do calor do Sol, o calor do desconhecido, o calor da novidade, o calor da segurança, coisa que não há, em muitas cidades brasileiras. E acima de tudo, a disposição de um povo trabalhador.
Tudo foi fascinação, uma verdadeira sauna de alegria e afeto, um banho quente de euforia e felicidade. Por falar em calor, nós fomos premiados com chuva, a natureza resolveu nos presentear, com bastante chuva, no dia seguinte a nossa chegada naquela cidade. Inclusive, com relâmpagos e trovões.
 E esse candidato a poeta, não resistindo, teve a ousadia de fazer esse pequeno versinho:

Aqui a natureza
Inspira ao poeta,
Ouricuri recebeu-me
De portas abertas,
Retirou o sol do céu
E mandou chuva
Para fazermos a festa!

Tomei esse destino, do sertão pernambucano, da cidade de Ouricuri, por meu filho, lá morar e lecionar, no Instituo Federal de Educação- (IF-Sertão Pernambucano), um bonito campus no meio daquele enorme sertão.
Recomendo a todos, que visitem a cidade de Ouricuri, e também outras cidades nordestinas, afinal o nosso Brasil, precisa ser conhecido, muito embora que alguns chiques não abram mão, das suas viagens internacionais.
Mas, eu afirmo que fazer turismo no Nordeste brasileiro, é coisa boa, é um ato, de quem ama o Nordeste mesmo. VIVA O NORDESTE!
No ano que vem, com o consentimento de Deus, e do meu padim padre Cicero, estarei retornado por lá!
                                                                                                         

Comentários

Postagens mais visitadas